

A Jornada de Acessibilidade Cultural propõe um olhar amplo e diverso sobre as múltiplas perspectivas que atravessam o tema, reconhecendo a acessibilidade como um direito fundamental que deve ser debatido em diversos âmbitos da sociedade, e reconhecendo a cultura, como agente de transformação social, que ocupa um papel central nesse debate.
Ao longo da jornada, refletiremos sobre os estereótipos que cercam as pessoas com deficiência, o capacitismo e suas implicações. Discutindo sobre acessibilidade básica, atitudinal, arquitetônica e comunicacional, explorando também as inovações trazidas pelas tecnologias assistivas e a modernização dos processos de inclusão. Analisando as interseções entre gênero, raça e deficiência, compreendendo como esses marcadores impactam o acesso a direitos e oportunidades. Além disso, Como parte do nosso compromisso com a inclusão, oferecemos o Curso Básico de Libras para agentes culturais, ampliando as ferramentas comunicacionais e promovendo um diálogo mais acessível e equitativo.
Indicado para:
- Mulheres negras
- Agentes culturais
- Empreendedoras/es criativas/os negras/os
- Pessoas interessadas em acessibilidade cultural e inclusão
Onde?
Curso inteiramente online
Programação
Módulo 1: Introdução e Vocabulário - Curso Básico de Libras
Neste módulo introdutório, os participantes terão o primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), aprendendo o alfabeto manual, números, saudações, cores, adjetivos, datas, membros da família e meios de transporte. Além disso, serão apresentados à gramática básica da Libras e terão a oportunidade de praticar o vocabulário aprendido.
Módulo 2: Curso Básico de Libras para Agentes Culturais
Neste módulo, o foco é a aplicação da Libras no contexto cultural. Os participantes aprenderão sobre a cultura e identidade surda, vocabulário específico para a área cultural, gramática aplicada a contextos culturais, conversação em situações do dia a dia e em eventos culturais, além de praticarem o uso da Libras em atividades relacionadas ao trabalho de agentes culturais.
Inscrições abertas até o dia 21 de Março!
Curso online e Gratuito
Quando: 31 de Março a 30 de Junho
Local: Sympla

Inscrições abertas até o dia 21 de Março!
Curso online e Gratuito
Quando: 31 de Março a 30 de Junho
Local: Sympla
Professoras

Eurides Nascimento
CEO no Instituto Eurides Nascimento, especialista em Diversidade, Inclusão e Empreendedorismo, Coordenadora de Diversidade-SGE- AJE, Embaixadora da Sustentare SGE e amante da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Tatiana Elizabeth
Profissional experiente em Libras e acessibilidade cultural. Com formação no Magistério e cursando Artes Cênicas, ela atua como professora de Libras desde os 18 anos, tendo contato com a Comunidade Surda desde a infância. Tatiana já trabalhou como intérprete de Libras para o governo do Distrito Federal e para o DFJUG, além de ter atuado em projetos de auxílio a comunidades carentes. Na área de gestão, ela já foi presidente do Sindicato dos Intérpretes de Libras do DF e coordenadora do Fórum Permanente de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência. Atualmente, ela se dedica à mediação cultural e à interpretação cultural em eventos diversos, promovendo a acessibilidade e a inclusão.
