

O que é a jornada?
A Jornada de Acessibilidade Cultural propõe um olhar amplo e diverso sobre as múltiplas perspectivas que atravessam o tema, reconhecendo a acessibilidade como um direito fundamental que deve ser debatido em diversos âmbitos da sociedade, e reconhecendo a cultura, como agente de transformação social, que ocupa um papel central nesse debate.
Ao longo da jornada, refletiremos sobre os estereótipos que cercam as pessoas com deficiência, o capacitismo e suas implicações. Vamos discutir sobre acessibilidade básica, atitudinal, arquitetônica e comunicacional, explorando também as inovações trazidas pelas tecnologias assistivas e a modernização dos processos de inclusão. Analisar as interseções entre gênero, raça e deficiência, compreendendo como esses marcadores impactam o acesso a direitos e oportunidades. Além disso, Como parte do nosso compromisso com a inclusão, oferecemos o Curso Básico de Libras para agentes culturais, ampliando as ferramentas comunicacionais e promovendo um diálogo mais acessível e equitativo.
Indicado para
- Agentes culturais de todo o Brasil
- Produtores, artistas, educadores e demais profissionais da área cultural
- Pessoas com interesse em acessibilidade cultural e inclusão social
Onde?
Curso inteiramente online
Programação
AULA MAGNA: Acessibilidade com Marcelo Zig
A aula magna “Acessibilidade” é oferecida por Marcelo Zig. O encontro virtual, aborda a acessibilidade em seus mais diversos aspectos. Com foco na promoção da inclusão na produção e na gestão cultural, a aula traz possibilidades sobre como ampliar a acessibilidade nos produtos culturais.
AULA MAGNA: Educação Inclusiva com Adriana Gomes
Adriana Gomes é a primeira professora surda da Secretaria de Educação do DF, em sua aula magna abordará aspectos importantes da sua trajetória e desafios como educadora surda na rede pública, ressaltando a importância da inclusão. Ela compartilhará também suas experiências pessoais e profissionais, explicando como implementar práticas pedagógicas acessíveis e as ferramentas que utiliza para promover uma educação inclusiva.
MÓDULO 01: Acessibilidades cultural: Fundamentos e caminhos da inclusão para todes
O módulo Acessibilidade cultural, é um pensado para abordar diversos aspectos da acessibilidade, com desejo de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, cognitivas ou socioeconômicas, possam participar e usufruir das manifestações culturais. Trata-se de criar condições para que todos tenham acesso pleno às experiências culturais, incluindo eventos, espaços e produções artísticas. Procuramos neste momento, refletir sobre as diferentes formas de acessibilidade, exercício fundamental para a construção de uma sociedade culturalmente inclusiva, onde todes possam participar e desfrutar da riqueza cultural, sem enfrentar barreiras de qualquer natureza.
MÓDULO 02: Inovações tecnológicas: soluções e ferramentas para um mundo mais acessível
O curso tem como objetivo preparar os participantes para identificar e aplicar soluções tecnológicas inovadoras que promovam a inclusão e a acessibilidade, pensando em um mundo mais acessível para todes. Propomos a exposição de conteúdos para compreender e utilizar inovações tecnológicas que promovam a acessibilidade e a inclusão, com destaque a ferramentas e soluções voltadas para melhorar a qualidade de vida e o acesso de pessoas com deficiência a diferentes setores da sociedade.
MÓDULO 03: Interseção entre raça, classe, gênero e deficiência: desenvolvimento de políticas públicas de diversidade, legislação e implementação
Analisar as intersecções entre raça, classe, gênero e deficiência buscando a compreensão e desenvolvimento de políticas públicas que promovam a diversidade e a inclusão, O curso tem como objetivo também estudar a implementação e avaliação de iniciativas que considerem essas múltiplas dimensões da identidade.
Inscrições abertas até o dia 21 de Fevereiro!
Curso online e Gratuito
Quando: 3 a 30 de Março
Local: Sympla

Inscrições abertas até o dia 21 de Fevereiro!
Curso online e Gratuito
Quando: 3 a 30 de Março
Local: Sympla
Professores

Adriana Gomes
Desde muito cedo, enfrentou desafios significativos ao perder a audição devido a meningite aos seis meses. Iniciou sua trajetória educacional em instituições que não permitiam o uso de LIBRAS, sendo forçada a me comunicar oralmente. Contudo, aos 18 anos, encontrou a LIBRAS e se tornou parte da comunidade surda.
Graduada em Pedagogia pelo UniCEUB (2006) e Letras LIBRAS pela UFSC/UNB (2010), também se especializou em Educação Inclusiva. Sua carreira na SEEDF começou em 1998, onde trabalhou em salas de aula inclusivas, utilizando métodos dinâmicos e criativos.
Em 2013, contribuiu para a criação da Escola Bilíngue LIBRAS e Português Escrito em Taguatinga. Atualmente, atua como coordenadora pedagógica, dedicando-se a promover a inclusão e o ensino bilíngue. Sua experiência profissional reflete um compromisso com a educação acessível e de qualidade para todos.

Bárbara Barbosa
Especialista em Acessibilidade, Especialista em Acessibilidade para Ambientes Culturais, Tradutora Intérprete de Libras. CEO na Abayomi Produções e Acessibilidade. Palestrante, Consultora e Produtora de Acessibilidade Cultural. Especialista em Acessibilidade em Ambientes Culturais, Especialista em Acessibilidade, Palestrante e Intérprete de Libras.

Fernanda Costa
Doutoranda em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Ciência da Informação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Docência – Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Arcos); Especialista em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão – Escola de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz); Bacharel em Biblioteconomia – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); licenciada em História – Universidade Potiguar (UNP); bacharel em História – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Atuação como residente de Acessibilidade – Incluir no Museu de Arte Moderna (MAM/RJ); Educadora Residente (Ocupações Acessíveis) – Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV); atualmente educadora bolsista de acessibilidade do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Institucional (PIDI) Museu da Vida Fiocruz.Parte dos grupos de Pesquisa Sociologia e Informação (GEPSI); Informação, Memória e Sociedade (IMeS) e do Laboratório de Pesquisa em informação antirracista e sujeitos informacionais (ALAYE)

Filipe Costa
Rapper, poeta marginal, produtor cultural, conselheiro de cultura e Gestor público formado pelo IFB, um artista multifacetado. Sua apresentação intensa e suas letras de autoria própria são uma poderosa manifestação de resistência e transformação de pensamentos. Como pessoa com deficiência e ativista das lutas coletivas e dos direitos das pessoas com deficiência, Fillipe desafia os estereótipos e luta contra os preconceitos enraizados na sociedade. Criador do projeto “Eficientes — Arte, Inclusão e Combate a violência no ambiente escolar”, atuando em escolas públicas a mais de 10 anos com a cultura hip-hop como ferramenta pedagógica para acesso às crianças e jovens com deficiência e sem deficiência, abrindo o diálogo para uma educação equitativa e de combate aos preconceitos que rodeiam as pessoas, atrás da arte.

Marcelo Zig
Filósofo, palestrante e ativista dos direitos da pessoa com deficiência. Idealizador do Projeto Mergulho Cidadão – campanha preventiva aos riscos da terceira causa de lesão medular por acidente no Brasil, Fundador do coletivo Quilombo PcD que trabalha no combate aos impactos da aliança entre o racismo e o capacitismo na vida da pessoa preta com deficiência, Speaker do TEDx Pelourinho, Curador do TEDx Salvador, Criador do Programa de Acessibilidade, Líder do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho e Fundador da Comissão de Profissionais com Deficiência da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa.
